1/28/2010

3º Mandamento do Empreendedorismo - Jump to the next curve


Como já foi dito aqui, é necessário fugir das típicas lojas de santinhos. A questão crítica que se coloca é como o fazer e a resposta é simples - inovar, inovar, inovar.


Reveja o vídeo de Guy Kawasaki e inspire-se.



O desafio aqui lançado aos empreendedores é tentarem encontrar o seu mar azul.

Be Audax

CB

1/20/2010

Sejam estúpidos!



“A juventude é como os balões. São preenchidos de esperança e de sonhos e de que tudo é possível mas... a dado momento uma simples sentença começa a crepitar nas suas vidas, mais e mais...

Não sejas estúpido! É o esmagador de possibilidades, é o assassino dos sonhos, é o grande delator do mundo.

O mundo está cheio de pessoas inteligentes. Fazendo coisas inteligentes em conjunto com outras pessoas inteligentes. É esperteza... mas estamos do lado dos estúpidos!

Os estúpidos são os únicos que carregam o rótulo de interessante.
Estúpida é a procura incessante de uma vida sem remorsos.

Os espertos podem ter cérebro... mas os estúpidos têm a coragem.

Os espertos podem ter os planos... mas os estúpidos têm as histórias.

Os espertos podem ter a autoridade... mas os estúpidos têm uma ressaca gigante para curtir.

Não é esperteza tomar riscos. É estúpido.
Um esperto teve uma boa ideia... e essa ideia era estúpida.

Ser estúpido é ser corajoso, quando arriscamos algo, é estúpido.

Os estúpidos não têm medo de arriscar. Porquê? Porque são estúpidos.

Nós achamos que provavelmente também és bastante estúpido.

Os espertos criticam, os estúpidos criam. Os estúpidos são os que ignoram a multidão... dos “não posso”, “não devo”, “não sei” e são os que se saem com qualquer coisa sagrada e completamente genuína. Talvez uma forma genuína de falhar, mas pelo menos é alguma coisa.

“Os estúpidos são os únicos com coragem suficiente para fazer o que alguém no seu perfeito juízo nunca o faria.

Porque os estúpidos sabem que há coisas piores do que falhar... como por exemplo nem sequer tentar.


Os estúpidos, são tudo o que temos.


O facto é, se não tivéssemos estes pensamentos estúpidos, não teríamos de todo coisas interessantes para pensar.

Seja estúpido.

Não estamos a sugerir um slogan. Estamos a falar de um apelo às armas.


Os estúpidos não são patetas, ser estúpido é ser algo deliciosamente maior. Num outro prisma, os estúpidos conseguem ser verdadeiramente brilhantes.

O Renzo Rosso é estúpido.


Estúpido é andar às voltas na tua carrinha e correr atrás de loja após loja, tentando vender a tua nova marca de denim rasgados. “É um sinal de inovação. Quando estás a fazer algo que ninguém ainda nem sequer pensou”. Esta é uma citação muito estúpida. Senhor Rosso. Respeito.

Ser estúpido dá muito trabalho. Sabes que as forças estão contra ti e que por vezes vais falhar, isso é espectacular.

Ser estúpido significa ouvir o coração em vez de ouvir a razão.


Ouvir o coração é difícil: o teu coração diz sim, a tua cabeça diz não. A tua cabeça diz quase sempre não.

Os espertos rapidamente reconhecem as coisas tal como elas são.

Os estúpidos vêem as coisas da forma de como poderiam ser.

“Tu não consegues superar um estúpido, por isso nem tentes.


Viva aos estúpidos!”


Fonte: Manifesto Diesel na nova Campanha de publicidade da marca Diesel Jeans http://www.diesel.com/be-stupid/




MMD

1/19/2010

Livros: 'Blue Ocean Strategy'



'Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Space and Make Competition Irrelevant' by W. Chan Kim and Renée Mauborgne

AF

1/14/2010

Empreendedores Portugueses: chega de lojas de santinhos!



O título é provocador mas pretende falar de um mal que muitos candidatos a empreendedores ainda padecem: a falta de originalidade.

A nossa mítica e deslumbrante cidade de Fátima é também ela um bom reflexo disso mesmo. Ao passearmos pelas ruas de Fátima deparamo-nos com dezenas de lojas de santinhos, que são em tudo semelhantes. À pergunta "o que tem de diferente esta sua loja vs aquelas?" obtemos a habitual "a nossa qualidade", rebatida facilmente pois todos os produtos são made in china e ainda por cima dos mesmos fornecedores. Ou obtemos um ainda mais revelador "hmmm....eu faço-lhe menos 5 Euros na Virgem de 20 cm com pedestal".

Obviamente que não se trata de uma conclusão exclusiva do mercado de recordações religiosas, basta pensarmos nos cafés, nos cabeleireiros, nas mercearias, nos supermercados, nos bancos...enfim, em todos os negócios que nos consigamos lembrar.

Precisamente por concluirmos que esta é uma realidade muito comum no tecido empresarial português (em particular nas PME e nos micro-empreendedores) está na horar de dizer bem alto: basta de lojas de santinhos!

O desafio que lançamos a todos os empreendedores ou candidatos a ter um negócio próprio é que procurem ser e fazer diferente. Procurem ser originais e romper com a forma pré-definida de estar nos mercados, pois só com diferenciação e quebrando o status-quo é que conseguiremos destacar-nos no "ruído" para ganharmos assim a atenção dos potenciais clientes.

MMD

1/12/2010

2º Mandamento do Empreendedorismo - Make Mantra

Quem já  leu missões intermináveis que à primeira frase já não nos lembramos do propósito da empresa? O Mantra, segundo Kawasaki, tenta evitar isso, ao compactar a missão numa simples frase que apele aos sentidos e seja de fácil memorização.

Curto, objectivo e incisivo é o que define o Mantra.

Vejamos alguns exemplos:


Missão: "The Coca-Cola Company exists to benefit and refresh everyone it touches."
Possível Mantra: "Refresh the world"

 
 Missão: "To help people prevent, prepare for and respond to emergencies"

Possível Mantra: "Stop suffering"




Missão: "March of Dimes researchers, volunteers, educators, outreach, workers and advocates work together to give all babies a fighting chance against the threats to their health; prematurity, birth defects, low birthweight."


Possível Mantra: "Save babies"



1/08/2010

Empresas Audazes: BOI, S.A.




Irreverentes, originais, empreendedores é o que define a BOI. A começar pelo o nome, que resulta do acrónimo de Building Objects and Ideas e a terminar pelo design alternativo e ousado das suas colecções.

A inspiração surge de diferentes formas de arte como a música, o cinema e a pintura, para além outros tipos de expressão como o desporto ou a comunicação. Esta inspiração é evidenciada nas suas colecções:



Reveja a entrevista ao Sir Anthony Hopkins. Conhece a t-shirt?




 
 

Este é mais um projecto, bem sucedido, financiado por capital de risco no âmbito do Programa Finicia do IAPMEI, com o apoio do AUDAX.

CB

1/07/2010

Empresas Audazes: Cobermaster, SA

Frederico Albergaria, administrador da empresa Cobermaster, SA e participante do nosso programa televisivo na RTP2 Audax Negócios à Prova explicou à TSF em como nascer num ano de crise. O Projecto foi financiado por capital de risco no âmbito do Programa Finicia do IAPMEI, com o apoio do AUDAX.


Reveja a participação do Frederico no AudaxTV:



CB

1/06/2010

Empresas audazes: Science4you, SA




A Science4you nasceu de uma parceria entre o ISCTE-IUL e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). O Projecto foi financiado por business angels e capital de risco no âmbito do Programa Finicia do IAPMEI, com o apoio do AUDAX.

AF

1/05/2010

1º Mandamento do Empreendedorismo - Make Meaning



De acordo com Guy Kawasaki, as empresas que contribuem com algo positivo para o mundo são aquelas que futuramente irão alcançar mais sucesso. Das várias formas de “fazer sentido” destaca-se:

- Aumentar a qualidade de vida;
- Tornar o errado em certo;
- Impedir o fim de algo bom;

Marque a diferença, não venda características mas sim benefícios.

CB

1/01/2010

BEM-VINDO AO BLOG DO AUDAX !

"Começa hoje a fazer o que sonhas. A audácia contém génio, poder e magia." Johnn Wolfgang Goethe