1/12/2010

2º Mandamento do Empreendedorismo - Make Mantra

Quem já  leu missões intermináveis que à primeira frase já não nos lembramos do propósito da empresa? O Mantra, segundo Kawasaki, tenta evitar isso, ao compactar a missão numa simples frase que apele aos sentidos e seja de fácil memorização.

Curto, objectivo e incisivo é o que define o Mantra.

Vejamos alguns exemplos:


Missão: "The Coca-Cola Company exists to benefit and refresh everyone it touches."
Possível Mantra: "Refresh the world"

 
 Missão: "To help people prevent, prepare for and respond to emergencies"

Possível Mantra: "Stop suffering"




Missão: "March of Dimes researchers, volunteers, educators, outreach, workers and advocates work together to give all babies a fighting chance against the threats to their health; prematurity, birth defects, low birthweight."


Possível Mantra: "Save babies"



3 comentários:

Manuel Dias disse...

Fantásticos exemplos e fantástica disciplina esta de sintetizar em poucas palavras a razão de ser do nosso negócio.
Desafio até as marcas e os empreendedores a atreverem-se com um "single word mantra".
Esse sim deveria ser o derradeiro objectivo de todos: apropriação de uma só palavra na cabeça dos clientes/consumidores. Simples, memorável e imediato sempre que relevante e coerente com o "meaning"!
Excelente post. Parabens.

Anónimo disse...

Confesso que gostaria de ver conteúdos originais do Audax. Afinal estão ligados a uma universidade e limitam-se a copiar um autor que ainda por cima é polémico e algo superficial. É que todos podemos resumir conteúdos, criá-los é que tenho mais dúvidas...

Cláudia Barbosa disse...

Caro anónimo,

Agradecemos a confissão, ainda bem que gostaria de ver conteúdos originais do Audax pois assim temos previsto faze-lo.
No entanto, também gostamos de partilhar e dar a conhecer conteúdos que, embora não sejam nossos, são interessantes e inspiradores que vale a pena ver e rever.•
CB