4/27/2012

ARTIGO AUDAX - empreendedorismo jovem: uma questão de atitude


Empreendedorismo jovem: uma questão de atitude

O empreendedorismo assume um papel fundamental na resolução dos desafios globais do século XXI, com vista à construção de um desenvolvimento sustentável onde a criação de emprego, a busca pelo bem-estar humano e um renovado crescimento económico-social são factores chave. É também um agente de mudança social, contribuindo nas idades mais jovens para a criação de oportunidades de emprego, para reter jovens no País, fomentar a riqueza para a sociedade e contribuir para o desenvolvimento da Comunidade.

Ao mesmo tempo que a sociedade actual enfrenta enormes desafios globais, que se estendem além da economia, somos igualmente confrontados, segundo as últimas estatísticas do Eurostat, com uma taxa de desemprego de 35,1%, entre a população mais jovem, multiplicando-se iniciativas e incentivos ao empreendedorismo jovem.

Na certeza de que não faltam exemplos de jovens empreendedores e da riqueza destas iniciativas, apenas com um entendimento colectivo e uma estratégia concertada entre entidades governamentais, organizações empresariais e da sociedade civil e instituições de ensino é que poderemos obter resultados sustentáveis ao nível do empreendedorismo jovem.

Para o efeito é necessário desenvolver mecanismos jurídicos, fiscais e estruturais de apoio e incentivo a que se criem as condições necessárias para que um jovem possa ser responsável por si e pela sociedade em que está inserido.

É ainda fundamental desenvolver uma estratégia de Educação para o Empreendedorismo, onde qualquer jovem tenha conhecimento de como empreender e transformar uma oportunidade/necessidade de mercado em realidade, bem como capacitá-los de competências empreendedoras, entre as quais a resiliência e audácia.

É da responsabilidade de todos ter uma atitude empreendedora perante a sociedade em que vivemos, pois o futuro é de quem o faz! 

Autor:
Rodrigo de Melo e Castro
Project Manager do AUDAX/ISCTE


NOTA: Artigo publicado na Revista Pessoal da APG - Associação Portuguesa dos Gestores e Técnicos de Recursos Humanos, na edição de Abril 2012.

Sem comentários: