O título é provocador mas pretende falar de um mal que muitos candidatos a empreendedores ainda padecem: a falta de originalidade.
A nossa mítica e deslumbrante cidade de Fátima é também ela um bom reflexo disso mesmo. Ao passearmos pelas ruas de Fátima deparamo-nos com dezenas de lojas de santinhos, que são em tudo semelhantes. À pergunta "o que tem de diferente esta sua loja vs aquelas?" obtemos a habitual "a nossa qualidade", rebatida facilmente pois todos os produtos são made in china e ainda por cima dos mesmos fornecedores. Ou obtemos um ainda mais revelador "hmmm....eu faço-lhe menos 5 Euros na Virgem de 20 cm com pedestal".
Obviamente que não se trata de uma conclusão exclusiva do mercado de recordações religiosas, basta pensarmos nos cafés, nos cabeleireiros, nas mercearias, nos supermercados, nos bancos...enfim, em todos os negócios que nos consigamos lembrar.
Precisamente por concluirmos que esta é uma realidade muito comum no tecido empresarial português (em particular nas PME e nos micro-empreendedores) está na horar de dizer bem alto: basta de lojas de santinhos!
O desafio que lançamos a todos os empreendedores ou candidatos a ter um negócio próprio é que procurem ser e fazer diferente. Procurem ser originais e romper com a forma pré-definida de estar nos mercados, pois só com diferenciação e quebrando o status-quo é que conseguiremos destacar-nos no "ruído" para ganharmos assim a atenção dos potenciais clientes.
MMD
3 comentários:
Brilhante fotografia dos esforços que tenho visto enquanto investidor. Chegam-me dezenas senão mesmo centenas de "lojas de santinhos" e muitos poucos corajosos "originais".
Texto interessante mas não diria brilhante isto é apenas uma constatação da realidade.
Criticar a loja de santinhos é fácil e soluções? Isso é que interessa.
Parabéns pelo Blog .
Força !
Saudações Audazes
José de Sousa
Enviar um comentário