3/30/2011

Amadora EMPREENDE: 4 Histórias de Vida



O Casal da Mira, bairro social do Concelho da Amadora, tem cerca de 2500 habitantes e não existe qualquer estabelecimento comercial, apenas uma farmácia. Avistam-se muitas lojas mas todas elas fechadas. Aqui reina o silêncio, só a curiosidade sai a rua, para olhar quem, desconhecido, por lá passar.

Existe uma fronteira discriminatória no Bairro: o que muitos de nós considerariam banal, como a entrega de uma pizza, no Casal da Mira não é possível. Nenhuma empresa de take-away se disponibiliza a fazer entregas. Se os seus habitantes quiserem comprar bens de primeira necessidade tem que se deslocar cerca de 2km, estando a falar de uma população que maioritariamente não possui meios de transporte, esta tarefa torna-se penosa.

Isto poderia ser encarado como um factor negativo, é um facto, mas há quem encare isto como uma oportunidade de negócio e uma hipótese de alterar a sua condição de vida. É aqui que o Amadora Empreende entra, ou seja, dota as pessoas de capacidades para implementarem um negócio, que muitas das vezes representa o seu projecto de vida. 

Vera, Nuno e Isaura, residentes no bairro Casal da Mira, receberam um folheto informativo em casa sobre um projecto de empreendedorismo social no Concelho da Amadora. O conceito pode parecer complexo, mas a comunicação é clara: “Tem uma ideia de negócio?”.

Decidiram candidatar-se com uma ideia que já tinham há algum tempo mas que nunca tiveram condições de concretizar. A Vera aproveitando-se da ausência de uma pizzaria no Casal da Mira e da recusa dos distribuidores a entregá-las, tinha a ideia de abrir a primeira pizzaria do Bairro. O Nuno e a Isaura, que lidavam diariamente com a ausência de um local onde facilmente tivessem acesso a bens de primeira necessidade, da dificuldade ao seu acesso, e da diversidade cultural do Bairro, traziam como objectivo implementar uma mercearia com produtos africanos e europeus.

E foi com ideias como estas que, através do Amadora Empreende, foram seleccionados, tiveram acesso gratuito a uma formação leccionada por docentes universitários do ISCTE-IUL que lhes deu os fundamentos básicos para criar um negócio. Foram ainda acompanhamos por consultores especializados do AUDAX-IUL que ajudaram as suas ideias a tornarem-se realidade.

A Câmara teve um papel essencial, cedendo quatro lojas no bairro Casal da Mira para os projectos a uma renda simbólica e ainda apoiou monetariamente a reestruturação das mesmas.

Actualmente a Vera, o Nuno e a Isaura, estão a terminar as obras das suas lojas, dentro de um mês, os 2500 habitantes do bairro já podem desfrutar da pizzaria Sábi e do mini-mercado Euro África. As oportunidades de negócio estavam lá, só precisaram que lhes abrissem a porta.

Outro caso de sucesso é o de Ana Laginha, vitralista de profissão e de paixão, tinha um pequeno atelier na sua casa onde trabalhava esta arte esquecida. Restam apenas 5 vitralistas em Portugal.

Por uma questão de espaço, a artista estava condicionada, não conseguia trabalhar peças com maior dimensão. O seu sonho era abrir um atelier onde pudesse expor os seus trabalhos e mostrar a sua criatividade nesta arte que domina. Como os pedidos para efectuar peças eram muitos, a Ana não conseguia satisfazer a oferta devido às suas limitações.
Candidatou-se e frequentou o Amadora Empreende, actualmente está a ocupar uma das lojas do Casal da Mira, e verá o seu novo atelier, de nome Vitralíssimo, inaugurado dentro de pouco tempo.

Também Arlindo Faria, mestre na arte da reparação de estores, se candidatou a esta iniciativa com um só propósito: consolidar um negócio que já tinha, diferenciando-se da concorrência. Actualmente conta com uma carteira 300 de clientes e com perspectivas de crescimento. Teve igualmente acesso a uma loja no casal da Mira, o que lhe permitirá receber os seus clientes e expor os seus materiais.

O bairro casal da Mira dentro de um mês acolherá 4 novos estabelecimentos com a Vera, Nuno, Isaura, Ana e Arlindo na linha da frente, eles servem de exemplo a uma sociedade pessimista.


Pizzaria Sábi, Mini-Mercado Euro-África, Soluções Estores e Vitralissimo. Quatro histórias de vida, quatro projectos tornados realidade pelo Amadora Empreende.




Cláudia Barbosa

Sem comentários: